Três atletas gaienses conquistam a Golden Cat Feminina de Hóquei em Patins

.
24-08-2025 | 18:06 | | |

Três atletas gaienses conquistam a Golden Cat Feminina de Hóquei em Patins

Escrito por O Gaiense

Após definidas as convocatórias para o Campeonato Europeu de Hóquei em Patins e, antes mesmo da competição aterrar em Paredes, de 8 a 13 de setembro, as seleções feminina e masculina de Portugal marcaram presença na Golden Cat, torneio disputado na Catalunha, que serviu para afinar os sticks e patins antes do desafio europeu de 2025.

No feminino, há três atletas com raízes gaienses que competiram e que ajudaram Portugal a conquistar o título deste ano. Catarina Costa, natural de Canelas e formada no Clube Hóquei dos Carvalhos, foi uma das chamadas a vestir a camisola portuguesa, após oito anos. Atualmente a representar a AD Sanjoanense, Catarina esteve acompanhada de Raquel Santos e Maria Sofia Silva, também formadas no emblema gaiense e vão continuar a ser colegas de equipa no Benfica, na próxima época.

A estreia deu-se frente à seleção anfitriã, a Catalunha, num jogo que terminou empatado a três bolas. Catarina Costa e Raquel Santos inscreveram os seus nomes na lista de marcadoras. No segundo encontro, diante da Alemanha, Portugal não deixou margem para dúvidas e venceu por 2-6, com Catarina a bisar e Maria Sofia Silva a também deixar a sua marca.

O terceiro jogo, e decisivo para qualquer equipa, frente à França, confirmou o bom momento da equipa lusa, que triunfou por 1-13. Mais uma vez, as jogadoras formadas em Gaia estiveram em evidência, ao bisarem na partida.

Com estes resultados, Portugal chegou à final, onde voltou a defrontar a seleção da Catalunha. O jogo foi disputado até ao limite: Raquel Santos marcou o golo do empate no último minuto do prolongamento, fixando o resultado em 3-3 e levando a decisão para os penáltis. Nas grandes penalidades, as duas seleções acabaram por falhar diversas vezes, mas a seleção lusa conseguiu converter dois momentos em golo e Raquel voltou a ser decisiva, levando Portugal a vencer por 5-4, erguendo o troféu antes da competição europeia que se aproxima.

.

 

Mais notícias