
Portugal é um dos destinos turísticos mais procurado pelos autocaravanistas europeus
A Camping-Car Park, a maior rede europeia de Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASA) revelou um estudo onde se conclui que Portugal é um dos destinos preferidos para as deslocações em férias dos cerca de 3 milhões de autocaravanistas europeus.
De acordo com o “Barómetro do turismo itinerante para a época de verão de 2025", entre os turistas itinerantes que planeiam uma viagem fora do seu país, a Itália é o destino estrangeiro preferido este ano (25%), logo seguido de Portugal (18%) e Espanha (15%), o que demonstra o forte apelo do sul da Europa. A contribuição económica dos turistas itinerantes para a economia está estimada em 1,54 mil milhões de euros no verão de 2025 – um aumento de mais de 10% em relação a 2024.
Rui Monteiro, Manager da Camping-Car Park Portugal, comentou a propósito que “estes resultados demonstram definitivamente a importância do autocaravanismo no cenário turístico."
Mas o desafio vai além dos números. São os comportamentos que estão a mudar profundamente: quase dois terços das viagens acontecem agora fora dos meses de julho e agosto, sinal de uma vontade de distribuir melhor os fluxos e adotar uma mobilidade mais suave. Além disso, "este modo de viajar abre novas perspetivas para repensar o acolhimento, de-sazonalizar a atividade turística e reforçar os impactos económicos locais. Uma verdadeira alavanca estratégica para as regiões”, conclui Rui Monteiro.
Efetivamente, este estudo demonstra que, ao contrário dos turistas tradicionais, os turistas itinerantes continuam a preferir os períodos fora dos dois meses mais fortes da época alta: em 2025, 64% dizem que planeiam viajar em setembro e 58% em junho, contra 50% em agosto e 47% em julho.
Essa diferença mostra uma vontade clara de evitar a agitação do pico do verão, o que faz sentido com o perfil dos entrevistados: a maioria são aposentados (mais de 73% dos inquiridos tem idade igual ou superior a 55 anos), que podem escolher quando viajar e preferem viagens mais tranquilas e flexíveis.
O estudo confirma ainda que os turistas itinerantes dão preferência às viagens longas: em 2025, quase 70% planeiam viajar por três semanas ou mais, sendo que 44% planeia ficar mais de um mês no mesmo local – uma tendência que revela uma forma de viajar que valoriza a liberdade, a flexibilidade e uma imersão prolongada nos lugares, longe do turismo acelerado. Ou seja, perfeita para fomentar as economias regionais.
Mais ASAs, mais desenvolvimento regional
É neste contexto que faz sentido implantar as chamadas ASAs, ou seja, Áreas de Serviço para Autocaravanas. Ao contrário dos parques de campismo tradicionais, estas áreas não carecem de grande espaço (apenas o necessário para o estacionamento dos veículos, a par de algumas infraestruturas de apoio) e podem ser criadas de forma rápida e sem custos diretos para as autarquias.
Da mesma forma, os benefícios para as regiões são palpáveis e imediatos. Por um lado, captam mais facilmente visitantes internacionais, que utilizam as suas autocaravanas para conhecer outros países e favorecem as regiões com infraestruturas de apoio e, por outro, podem constituir-se numa interessante fonte de receita para os detentores dos espaços, sejam eles privados ou entidades autárquicas.
"Uma ASA não é certamente um hotel", refere Rui Monteiro. "Mas tem ainda assim uma forte capacidade de captação turística e, ao contrário de uma unidade hoteleira, pode ser criada rápida e facilmente, com um investimento extremamente reduzido".
"Esta não será a primeira ideia que nos ocorre quando pensamos em ferramentas para aumentar o investimento turístico fora das zonas tradicionalmente mais visitadas do país. Mas as boas ideias nem sempre são as mais óbvias. Por vezes, é mesmo necessário pensar fora do betão", conclui.
Mais informações em https://pro.campingcarpark.com/pt-pt/como-e-que-funciona/