
Pai e filho fotógrafos distinguidos no concurso "Insetos Polinizadores"
Fernando Ferreira, fotógrafo natural de Mafamude, conquistou o primeiro prémio e uma menção honrosa no concurso de fotografia “Insetos Polinizadores”, promovido pelo município de Avis, a 1 de julho. “Receber este reconhecimento foi, sem dúvida, um momento muito especial” e “é sempre gratificante ver o trabalho valorizado, ainda mais quando se trata de um tema importante como os polinizadores, essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas”, contou ao jornal O Gaiense.
A exposição teve como objetivo usar a fotografia como veículo para a perceção da fragilidade do ambiente, ao expandir a consciência sobre o desenvolvimento sustentável. Fernando Ferreira afirma que “a fotografia pode (e deve) ser uma ferramenta para a sensibilização e educação ambiental”.
O seu filho, Luís Ferreira, ganhou uma menção honrosa no concurso "Insetos Polinizadores" e participou na Bienal de Arte Jovem de Vila do Conde, sendo selecionado como um dos três jovens artistas destaque na categoria de cinema na primeira edição do evento, com uma curta-metragem intitulada “Whispers of Darkness”. Este evento pretendeu valorizar e divulgar o trabalho dos jovens criadores em diversas disciplinas artísticas, ao afirmar a missão educativa e cultural.
Quanto à distinção no concurso "Insetos Polinizadores", Luís Ferreira salienta que este reconhecimento deve-se à capacidade de “valorizar os pequenos detalhes da natureza, aqueles que muitas vezes nos passam despercebidos, mas que são essenciais para o equilíbrio do planeta”.
O seu percurso começou ao lado do pai, Fernando Ferreira, que lhe “passou não só o gosto pela fotografia, mas também o respeito pela paciência do olhar”.
A exposição do concurso "Insetos Polinizadores" está disponível até 31 de julho, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis. Já os trabalhos da Bienal de Arte Jovem de Vila do Conde estarão em exibição até ao dia 20 de julho no Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde.

de Fernando Ferreira

