
Maior festival de desporto e cultura urbana do mundo está de regresso
O The World Battle, maior festival de desporto e cultura urbana do mundo, celebra o 20º aniversário com uma edição especial que decorrerá entre os dias 25 e 31 de agosto. Pela primeira vez o evento vai decorrer em dois palcos, entre Porto e Matosinhos e conta com mais de 15 modalidades em competição, tais como breaking, skate, surf, rope jump, basket 3x3 e grafiti. Além disso, haverá workshops de dança, freestyle rap, exposições, concertos, moda urbana e ações de formação com artistas internacionais.
A cerimónia de abertura está marcada no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, com a Breaking Gala, um evento que reúne um jantar e batalhas de breaking protagonizadas por atletas de elite. Ao longo da semana, as atividades estendem-se por várias zonas das duas cidades, com entrada gratuita e propostas para todas as idades, incluindo a Kids Zone, ativações de marcas e o mercado Street Vibes, que regressa à Alfândega do Porto.
Entre as novidades, surge o Talk N’ Share, um painel sobre Turismo Desportivo e Novas Modalidades que contará com a presença do gaiense Max Oliveira, fundador do evento, Martin Gillian, da Outbreak Europe, e Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto, para debater o impacto social e económico do desporto urbano.
A inclusão também se destaca neste festival, com destaque para a estreia do Rugby Tag, uma variante do rugby tradicional mais segura e acessível ao público mais jovem. Também o skate adaptado fará parte do festival, sendo promovido pela Associação All aBoard. O projeto Desporto no Bairro, promovido pelo MXM Art Center volta a estar presente com destaque para a inclusão social em vários bairros da Área Metropolitana do Porto.
Além disso, o The World Battle 2025 será palco da WSDF Youth World Championship, o campeonato Mundial de Breaking da Juventude, organizado pela Federação Mundial de Dança Desportiva, que recebe os melhores jovens atletas da modalidade. O breaking, foi reconhecido como desporto olímpico após a estreia nos Jogos de Paris 2024.