Greve dos trabalhadores da UNIR em Gaia e Espinho foi cancelada

unir
25-09-2025 | 14:35 | | |

Greve dos trabalhadores da UNIR em Gaia e Espinho foi cancelada

Escrito por O Gaiense

A greve agendada pela Federação dos Sindicatos de Transporte e Comunicações (Fectrans) prevista para amanhã e para a próxima segunda-feira foi cancelada, segundo informou a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP). Devido a um "pedido de reunião na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e à intervenção da UNIR para não prejudicar os utentes", os trabalhadores decidiram suspender a greve, explicou Hélder Borges do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP).

A greve tinha sido anunciada na segunda-feira devido “à elaboração dos horários que são impossíveis de cumprir e que têm de ser retificados para não enganar os passageiros”, explicou ao O Gaiense o dirigente da STRUP. Salientou ainda, que “a UNIR tem de intervir como gestora dos serviços e começar por colocar horários possíveis de cumprir”.

Fonte da Autoviação Feirense confessou que "esta decisão foi surpreendente", mas que "independentemente de haver ou não greves a empresa está empenhada em melhorar a organização". Ainda, afirmou que “o contrato coletivo de trabalho tem de ser discutido com associação e os sindicatos”. Relativamente à organização interna, revelou que estão com uma "atividade mais intensa, mas as chapas dos motoristas estão estáveis”, ou seja as rotas estabelecidas são cumpridas nos horários dos trabalhadores. 

Já uma fonte da UNIR expressou que “os motivos indicados pelo sindicato dizem respeito ao operador e não à UNIR”.

 

Mais notícias