
GAIA PROMOVE A SEMANA DA SAÚDE MENTAL
Na próxima semana, de 26 a 31 de maio, o município de Gaia vai organizar a Semana da Saúde Mental, sob o lema “Descomplica: Vamos falar de Saúde Mental”. O programa inclui uma variedade de atividades, desde palestras, sessões de esclarecimento a espaços de partilha de informação.
A finalidade centra-se na promoção da inclusão e coesão social, combater o estigma associado à saúde mental e incentivar a literacia dos jovens. Como este ano Gaia foi escolhida Capital Nacional da Juventude, os temas em discussão relacionam-se com o bem-estar emocional das novas gerações. O evento destina-se a jovens, pais, comunidade educativa e público em geral.
O presidente da Câmara Municipal, Vítor Rodrigues, afirma que “cuidar da saúde mental é tão essencial como cuidar da saúde física” e considera este evento como “um espaço de reflexão, informação e ação que coloca as pessoas no centro das nossas políticas públicas”.
No Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, a sessão de abertura contará com a presença da Bastonária de Ordem dos Psicólogos, Sofia Ramalho, para abordar a importância da literacia em saúde mental, de relações de intimidade saudáveis, da importância do sono e do Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental de Gaia.
No decorrer da semana haverá palestras e momentos de partilha para desconstruir temas relacionados com os comportamentos abusivos, o impacto dos ecrãs na saúde mental dos jovens e o cyberbullying. Inês Cruz, do Instituo Nacional de Emergência Médica (INEM), vai marcar presença para falar da prevenção no suicídio e Magda Gomes Dias, da Escola da Parentalidade Positiva, dará orientações para apoiar a comunidade juvenil.
No penúltimo dia, a 30 de maio, a sexóloga Tânia Graça vai promover uma sessão de esclarecimento sobre os desafios de educar um adolescente e como lidar com os comportamentos de risco. A palestra designa-se “Let’s talk about sex”.
O autarca gaiense apelou ao evento “não só para sensibilizar, mas para mobilizar” com o intuito de construir “um futuro mais saudável para todos”.
As atividades promovidas decorrerão no âmbito do Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental, financiado pelo PRR ao abrigo do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas.
A participação é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço. As inscrições estão disponíveis aqui.