
Evento sobre dadores de células e medula óssea será em Gaia com caminhada em setembro
A VII edição do evento “Desmistificar a Dádiva de Células” vai decorrer no penúltimo fim de semana do mês de setembro, entre os dias 20 e 21, através do Serviço de Terapia Celular.
Na edição deste ano o tema é “Tratar a medula por tu!”, sendo que no sábado haverá uma sessão informativa no Parque da Lavandeira e no dia seguinte uma caminhada solidária com partida na Douro Marina.
O objetivo da organização passa por desmistificar as principais motivações e desafios da dádiva de células e medula óssea, num modelo informal para estimular a proximidade com o público.
A iniciativa prende-se em incentivar os dadores mais jovens uma vez que, no ano passado 33% dos dadores do registo nacional CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) que realizaram colheita de células ou medula óssea no IPO (Instituto Português Oncológico) do Porto tinham 30 anos ou menos.
O projeto é financiado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que já acolheu uma projeto do mesmo cariz este ano. Na altura reuniu 300 alunos, de quatro escolas secundárias de Vila Nova de Gaia, que participaram em diversas sessões de esclarecimento. Além disso, resultaram centenas de projetos de intervenção na comunidade feitos pelos próprios alunos.
Os dois eventos são abertos ao público e a caminhada, embora seja gratuita, necessita de inscrição.