
Cruz Vermelha disponibiliza unidade móvel de apoio a bombeiros no combate aos incêndios
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estreou, hoje, uma nova resposta no terreno: o REST SPACE, uma estrutura móvel pensada para apoiar quem está na linha da frente dos incêndios. A estreia aconteceu em Ponte da Barca, um dos concelhos mais fustigados pelas chamas nos últimos dias. Além disso, também estão a prestar apoio em Ponte de Lima, Arouca, Penamacor, Alcanede, Capela e Recarei.
Com capacidade para acolher até 100 pessoas ao mesmo tempo (500 em rotatividade), este espaço oferece descanso, apoio médico, psicológico, alimentação, higiene e até fisioterapia. Tudo para que os bombeiros e operacionais possam recuperar forças e continuar o combate aos incêndios em segurança.
"O REST SPACE é um exemplo de como a cooperação entre entidades permite criar soluções que cuidam de quem protege as populações. Só com esta articulação conseguimos garantir respostas eficazes e humanas, tanto para os operacionais como para as comunidades afetadas", sublinha António Saraiva, presidente nacional da Cruz Vermelha, que destacou também a importância da articulação com entidades públicas e privadas.

Este espaço é financiado pela Missão Continente, que já tem um histórico de apoio a iniciativas no terreno. "A Missão Continente é parceira há muitos anos da Cruz Vermelha Portuguesa e não podia faltar neste momento tão importante no combate aos incêndios. Este apoio é complementar ao projeto de emergência que temos atualmente ativo de apoio direto aos bombeiros, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)", explicou Nádia Reis, responsável de Responsabilidade Social da marca.
No terreno, a nova estrutura está a funcionar como uma verdadeira base de retaguarda e em colaboração com os restantes agentes da proteção civil. Além do espaço, também ajudam com a mobilização de 48 ambulâncias de socorro, 15 oficiais de ligação e cerca de 100 operacionais, a realização de 22 assistências no terreno, a ativação da Sala de Crise Nacional (SALOP) para a coordenação das operações e o pré-posicionamento de duas estruturas de alojamento de emergência, além do espaço REST SPACE.