
Bombeiros Voluntários e Sapadores de Gaia na frente de vários incêndios
Com o país em estado de alerta até às 23h59 de amanhã e vários incêndios ativos, as seis corporações gaienses de Bombeiros Voluntários e os Sapadores de Vila Nova de Gaia estão a dar apoio em vários pontos do país.
Durante a última semana, os Bombeiros Voluntários da Aguda, estiveram a combater em Tabuaço, Vila da Feira e Gondomar. De momento, estão a dar apoio ao incêndio em Santa Maria da Feira, com um meio e cinco homens, e estão em pré-posicionamento em Vale de Cambra e Vila da Feira, com dois elementos de comando, 42 operacionais e nove veículos. Para além destes apoios, os BV da Aguda, tiveram cerca de 114 ocorrências durante a última semana, nas Freguesias de Arcozelo, São Félix da Marinha e Serzedo, com resposta rápida a todas.
Os Bombeiros Voluntários de Valadares, estão em Mondim de Baixo, e os Bombeiros Voluntários de Avintes, durante o fim de semana estiveram em Canedo, com dois meios e cinco homens, junto dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, com um meio e cinco homens, corporação que esteve na frente do incêndio de Freixo de Espada à Cinta. Estas três corporações, neste momento, encontram-se em pré-posicionamento. Os Bombeiros Voluntários de Crestuma estiveram durante o dia de ontem em Canedo, onde se mantém, com um meio e cinco homens. A corporação está também em Bragança no Grupo de Reforço Incêndios Rurais 03, com dois homens.
Os Bombeiros Voluntários de Coimbrões estão em várias frentes ativas, nomeadamente na Serra da Estrela, com um total de 19 homens e sete meios. Os Sapadores de Vila Nova de Gaia estiveram na frente ativa em Sernancelhe, já que foram mobilizados em conjunto com o Regimento do Porto.
Este sábado, 16 de agosto, os BV de Crestuma estiveram em Satão a salvaguardar as refeições para os bombeiros e forças de autoridade que estiveram a combater os incêndios.
As corporações de Gaia, tal como de todo o país têm sido saudadas pelas diversas populações das zonas afetadas pelos incêndios, em sinal de reconhecimento pelo esforço nesta missão, como está patente em vários vídeos nas redes sociais.