
"ANNE FRANK - O MUSICAL" DE REGRESSO AO PORTO
A produção original da Plateia d'Emoções “Anne Frank - O Musical” volta à cidade do Porto nos dias 29 e 30 de maio no Grande Auditório do Vilar Oporto Hotel.
As sessões de 29 de maio destinam-se à comunidade escolar, entre as 10h e as 14h30. Depois de assistirem, a companhia artística de Gaia disponibiliza aos professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico conteúdos pedagógicos com o objetivo de dar continuidade, em sala de aula, aos temas desenvolvidos na peça. A sessão é de 95 minutos e está disponível para maiores de 12 anos. As escolas já podem fazer a pré-reserva aqui. Para isso basta preencher o pdf editável, enviar email para reservas@plateiadeemoções.com ou ligar para 965727991. Já a 30 de maio a sessão será aberta ao público em geral, pelas 21h30.
O musical do coletivo gaiense, que envolve 30 pessoas de diferentes áreas técnicas, coloca 16 atores em palco e evolui por 20 cenas musicadas e 10 músicas originais. O elenco é composto por 15 atores, sendo duas atrizes naturais de Vila Nova de Gaia. Sofia Cardoso, que interpreta a personagem Margot Frank, irmã de Anne Frank, formou-se durante seis anos na Academia de Teatro de São Mamede, teve cinco anos de aulas de canto e uma formação de teatro musical com Filipe Lá Féria no Teatro Politeama, em Lisboa. A gaiense Maria Lourenço que dá vida à personagem Bep Voskuijl, uma das trabalhadoras do escritório de Otto Frank, participou em vários momentos de apresentação como audições, recitais e concertos, tendo sido convidada a participar no Festival Internacional de Música de Gaia no concerto “Novas Vozes”, em 2022.
A obra retrata o diário da jovem judaica, vítima do Holocausto, segundo texto e letras originais de Hélder Reis e música de André Ramos. O diretor artístico da companhia, Fernando Tavares, afirma que a obra de Anne Frank “ganhou ainda maior atualidade face aos enquadramentos de intolerância que estão a crescer em várias geografias mundiais”.
A Plateia d’Emoções estreou-se em 2015 nas produções de teatro musical com a peça “Cinderela - A Magia do Musical” e, para além da produção de espetáculos culturais destinados ao público generalizado, a ação da campanha passa, ainda, pela apresentação de musicais com conteúdos pedagógicos, destinados a crianças, escolas e famílias, em atuações que se desdobram por diversas salas de espetáculo nacionais.