
Alerta de risco de incêndio devido às temperaturas elevadas nos próximos dias
As temperaturas elevadas já se fazem sentir e, com isso, aumenta os riscos de incêndio e perigos para a saúde. Desta forma, a Proteção Civil alerta para os cuidados redobrados a ter nestes próximos dias.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC, sendo que o risco de incêndio rural foi colocado no nível de alerta máximo. A humidade relativa do ar (HRA) será inferior a 30%, com fraca recuperação noturna.
Para prevenir, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) relembra que é proibido fazer queimadas extensivas, queima de amontoados, utilizar o fogo para a confeção de alimentos no espaço rural, desinfestar em apiários e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
Para controlar os problemas de saúde associados ao calor extremo, a ANEPC recomenda aumentar a ingestão de água, consumindo pelo menos 1,5 litros por dia; aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada duas horas; usar chapéu e roupas claras e frescas; optar por refeições leves; refrescar-se regularmente com água; e ter atenção redobrada a pessoas vulneráveis, como doentes crónicos, crianças e idosos.