
Trio de Gaia leva Portugal à conquista do Campeonato Europeu Sub 17 de Hóquei em Patins
Duarte Ferreira, Martim Oliveira e Afonso Oliveira, atletas gaienses da UD Oliveirense, conquistaram o título europeu de hóquei em patins ao serviço da Seleção Nacional. A competição decorreu em Gujan-Mestras, França, de 14 a 19 de julho, e Portugal venceu a final frente à Espanha nas grandes penalidades.
Naturais de Pedroso, Vilar do Andorinho e Arcozelo, respetivamente, os três atletas formaram parte de um percurso exemplar. Na fase de grupos, Portugal venceu a Itália (2-1), com golos de Martim e Afonso, e a França (5-0), onde Duarte também marcou, empatando ainda com a Espanha (0-0). Seguiram-se os quartos de final, com uma goleada frente à Inglaterra (13-0): Martim assinou um hat trick, Afonso bisou e Duarte voltou a marcar. Na meia-final, frente à Itália, nova vitória por 2-0, com golos de Afonso e Martim.
Na final, diante da habitual rival Espanha, o jogo terminou 2-2 após prolongamento. Afonso fez o primeiro golo de Portugal, de livre direto. No desempate por penáltis, Duarte apontou o único golo convertido entre as duas seleções, garantindo, assim, o título europeu.
Portugal revalidou o título europeu de Sub 17, pelo segundo ano consecutivo, vencendo-o pela 16.ª vez.

Duas gaienses da ACD Gulpilhares também vestiram as cores de Portugal

Matilde Azevedo e Francisca Casaca, da ACD Gulpilhares, representaram a Seleção Nacional Feminina no Europeu Sub 17, disputado na mesma cidade e datas que o masculino, terminando a prova em quinto lugar.
Na fase de grupos, Portugal perdeu com a Itália por 1-2, venceu a Inglaterra por 10-0, com dois golos de Matilde Azevedo, empatou com a Espanha 3-3, perdeu frente à França por 0-2 e empatou com a Alemanha 1-1.
No jogo de apuramento do quinto e sexto lugar, conseguiram nova vitória sobre a Inglaterra, desta vez por 3-0, com direito a um golo de Francisca Casaca.