
Catarina Costa volta a vestir as cores da Seleção Nacional de Hóquei em Patins, após oito anos
Catarina Costa, de 24 anos, natural de Canelas, foi convocada à Seleção Nacional Sénior de Hóquei em Patins Feminino. A jogadora da Associação Desportiva Sanjoanense vai integrar o plantel que representará Portugal no Campeonato da Europa, que se realiza em Paredes entre os dias 8 e 13 de setembro. Formada no Clube Hóquei dos Carvalhos, Catarina Costa passou pela Associação Académica de Coimbra entre 2019 e 2023, por motivos académicos. Na época passada, representou o Hóquei Clube de Turquel, antes de rumar à AD Sanjoanense, clube pelo qual cumpriu a sua primeira época.
A atleta já tinha representado Portugal em 2017, no Mundial realizado na China, numa altura em que ainda vestia as cores do CH Carvalhos.

Ao longo da temporada, destacou-se como a melhor marcadora da equipa em várias fases da competição. Na primeira fase do Campeonato Nacional Feminino somou 31 golos, ajudando a formação de São João da Madeira a figurar entre as oito melhores do país. Na Fase Regular, voltou a liderar a tabela de marcadoras, com 21 golos apontados. Nas meias-finais do apuramento de campeão, a AD Sanjoanense foi eliminada pelo HC Turquel, perdendo ambas as partidas pela margem mínima, mas garantiu um lugar no top 4 de equipas femininas portuguesas.
Na Taça de Portugal, superaram o Criar-T (10-0), o HC Turquel (2-1) e a AE Física (4-6), caindo apenas na final frente ao Benfica por 2-1. Catarina Costa marcou nove golos ao longo desta competição, sendo novamente a melhor marcadora. Na Elite Cup, a Sanjoanense chegou à final depois de vencer o HC Turquel por 4-7, mas voltou a ser derrotada pelo Benfica, por 5-3.
Duas atletas do Benfica também têm ligações a Gaia

Além de Catarina Costa, a Seleção Nacional conta ainda com mais duas atletas com ligações a Gaia: Raquel Santos e Maria Sofia Silva, ambas ao serviço do Benfica.
Raquel Santos, de 22 anos, é presença habitual na seleção. Formada no CH Carvalhos, a atleta gaiense passou também pelo Clube Infante Sagres e pelo Académico da Feira, antes de ingressar no Benfica, onde joga há quatro épocas. Esta temporada, voltou a ser campeã nacional, no que foi o 12.º título consecutivo da equipa, além de conquistar a Taça de Portugal e a Elite Cup. Marcou 58 golos ao longo do ano. Ao serviço da Seleção, soma já os títulos de vice-campeã da Europa (2021 e 2023) e do Mundo (2024), além de um bronze mundial em 2022.
Maria Sofia Silva, de 28 anos, vestiu a camisola do CH Carvalhos entre 2012 e 2018, tendo-se transferido para o Benfica, clube que representa há sete épocas, tendo marcado 100 golos na última temporada. No currículo, conta com várias internacionalizações, tendo sido vice-campeã da Europa em 2018, 2021 e 2023, e medalha de bronze no Mundial de 2022.