Catarina Costa volta a vestir as cores da Seleção Nacional de Hóquei em Patins, após oito anos

.
15-07-2025 | 16:00 | | |

Catarina Costa volta a vestir as cores da Seleção Nacional de Hóquei em Patins, após oito anos

Escrito por O Gaiense

Catarina Costa, de 24 anos, natural de Canelas, foi convocada à Seleção Nacional Sénior de Hóquei em Patins Feminino. A jogadora da Associação Desportiva Sanjoanense vai integrar o plantel que representará Portugal no Campeonato da Europa, que se realiza em Paredes entre os dias 8 e 13 de setembro. Formada no Clube Hóquei dos Carvalhos, Catarina Costa passou pela Associação Académica de Coimbra entre 2019 e 2023, por motivos académicos. Na época passada, representou o Hóquei Clube de Turquel, antes de rumar à AD Sanjoanense, clube pelo qual cumpriu a sua primeira época.

A atleta já tinha representado Portugal em 2017, no Mundial realizado na China, numa altura em que ainda vestia as cores do CH Carvalhos.

..
Catarina Costa (à direita), ainda jogava pelo CH Carvalhos, quando representou, pela primeira vez, a Seleção Nacional

 

Ao longo da temporada, destacou-se como a melhor marcadora da equipa em várias fases da competição. Na primeira fase do Campeonato Nacional Feminino somou 31 golos, ajudando a formação de São João da Madeira a figurar entre as oito melhores do país. Na Fase Regular, voltou a liderar a tabela de marcadoras, com 21 golos apontados. Nas meias-finais do apuramento de campeão, a AD Sanjoanense foi eliminada pelo HC Turquel, perdendo ambas as partidas pela margem mínima, mas garantiu um lugar no top 4 de equipas femininas portuguesas.

Na Taça de Portugal, superaram o Criar-T (10-0), o HC Turquel (2-1) e a AE Física (4-6), caindo apenas na final frente ao Benfica por 2-1. Catarina Costa marcou nove golos ao longo desta competição, sendo novamente a melhor marcadora. Na Elite Cup, a Sanjoanense chegou à final depois de vencer o HC Turquel por 4-7, mas voltou a ser derrotada pelo Benfica, por 5-3.

Duas atletas do Benfica também têm ligações a Gaia
.
Raquel Santos (à esquerda) e Maria Sofia Silva (à direita), já são presença regular na Seleção Nacional.

 

Além de Catarina Costa, a Seleção Nacional conta ainda com mais duas atletas com ligações a Gaia: Raquel Santos e Maria Sofia Silva, ambas ao serviço do Benfica.

Raquel Santos, de 22 anos, é presença habitual na seleção. Formada no CH Carvalhos, a atleta gaiense passou também pelo Clube Infante Sagres e pelo Académico da Feira, antes de ingressar no Benfica, onde joga há quatro épocas. Esta temporada, voltou a ser campeã nacional, no que foi o 12.º título consecutivo da equipa, além de conquistar a Taça de Portugal e a Elite Cup. Marcou 58 golos ao longo do ano. Ao serviço da Seleção, soma já os títulos de vice-campeã da Europa (2021 e 2023) e do Mundo (2024), além de um bronze mundial em 2022.

Maria Sofia Silva, de 28 anos, vestiu a camisola do CH Carvalhos entre 2012 e 2018, tendo-se transferido para o Benfica, clube que representa há sete épocas, tendo marcado 100 golos na última temporada. No currículo, conta com várias internacionalizações, tendo sido vice-campeã da Europa em 2018, 2021 e 2023, e medalha de bronze no Mundial de 2022.

Mais notícias