AF PORTO LEVA A CABO CONFERÊNCIA COM O TEMA 'A ESCOLA E A ARBITRAGEM'
Foi no âmbito da parceria que a AF Porto tem com várias escolas, onde está inserido o módulo de arbitragem no cursto técnico de Desporto, que a associação levou a cabo, na manhã desta quarta-feira, uma conferência com o tema 'A Escola e a Arbitragem'.
Presentes na iniciativa, estiveram cerca de 200 alunos das escolas que fazem parte da parceria: o Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, de Vila do Conde, a Escola Profissional de Vila do Conde, a Escola Profissional de Artes, Tecnoclogia e Desporto, (EPAD) de Vila Nova de Gaia e também o Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, no Porto.
Luciano Gonçalves, recém empossado presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, abriu a sessão, que contou com Sílvia Coelho, árbitra internacional de hóquei em patins, Mário Coutinho, árbitro de elite de andebol, Orlando Panza, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Patinagem e Chairman da WSE Rink Hockey e, ainda, Sérgio Soares, árbitro internacional de futebol de praia e árbitro de futebol e Rúben Santos, árbitro internacional de futsal, como oradores. Sandra Santos, vice presidente do Conselho de Arbitragem da AF Porto e ex-árbitra de futebol, moderou a conferência.
"É uma honra estar aqui, na AF Porto, no meu primeiro momento público depois de tomar posse no óirgão federativo da arbitragem. Gosto muito desta casa e esta iniciativa apenas engradece a arbitragem. Desfrutem ao máximo", disse Luciano Gonçalves.
Depois de várias experiências dos intervenientes, José Manuel Neves, presidente da AF Porto, fechou a sessão. "Na vida, há os que nunca começam, os que nunca acabam e há os que resistem e saem vencedores. Fazemos mais de 1200 jogos por semana, e temos, à data, 1020 árbitros. Somos a maior associação do país, representando 1/4 da Federação Portuguesa de Futebol. Precisamos de mais e melhores árbitros e mais mulheres. Acreditamos em vocês", disse, dirigindo-se à plateia presente.